Para que serve o curso para gestantes?
Geralmente, os cursos são elaborados com base nas principais dúvidas das grávidas: desde a preparação do enxoval até assuntos gerais, como as possíveis mudanças na vida do casal depois do nascimento da criança e os questionamentos sobre depressão pós-parto. Trata-se de um espaço para esclarecer quaisquer inseguranças ou trabalhar dificuldades.
Alguns cursos, inclusive, contam com uma equipe multidisciplinar para atender os participantes. Além de dispor do material teórico, portanto, é possível participar de palestras com médicos obstetras, pediatras e ginecologistas e enfermeiros.
Uma das principais inseguranças das mães, sem dúvidas, é a amamentação. Principalmente porque a maioria das mulheres têm consciência sobre a importância do ato, mas possui receio de não conseguir amamentar direito. Por isso, os cursos fazem um treinamento prático, exemplificando posições, posturas e técnicas ideais.
Outros tópicos abordados envolvem o desenvolvimento gestacional, as mudanças ocorridas no corpo da mulher, os exames pré-natais, o trabalho de parto, a nutrição durante a gestação e os principais cuidados com o bebê, como a vacinação.
Mas não espere sair dele sabendo tudo
Claro que é difícil absorver tanta informação de uma só vez, mas não é necessário se preocupar. A proposta do curso para gestantes é esclarecer as dúvidas e preparar os pais para a chegada de uma criança.
É na prática que você vai descobrir o que é ser mãe ou pai. Lembre-se de que em todas as etapas poderá contar com auxílio médico, caso sinta que é necessário.
Entenda como funciona o Curso
Quem oferece o curso de forma totalmente gratuita é a Santa Casa de Areado. De modo geral, o curso para gestantes é realizado anualmente. Por isso, é interessante ter atenção ao processo no local onde você está fazendo o acompanhamento pré-natal, pois fazemos ali a divulgação da data em que ocorrerá, bem como em nossos perfis sociais no Facebook e Instagram.
Outra questão interessante é que, para desmistificar conceitos ultrapassados sobre a função do pai em relação aos cuidados com o bebê, os cursos também apresentam abordagem sobre a importância da figura paterna no contexto familiar. Por isso, os homens também podem participar das aulas sem nenhum preconceito.