A SCMA conta com a Hábil Assessoria e Consultoria, que executa a Gestão Hospitalar de forma versátil e criativa para lidar com as inesperadas e complexas mudanças de cenários.
A Hábil assessora a Mesa Diretora da Santa Casa (Biênio 2019/2020), composta por:
- Provedor: Laerte Fernandes Ferreira
- Vice-provedor: Edmar José Rodrigues de Paula
- Diretor Técnico: Dr. José Reinaldo de Fátima Silva
- Diretor Clínico: Dr. Gilson Braz Fallone de Oliveira e Souza
- Gestora: Adriana Corgozinho de Melo Pereira
- 1º Secretário: Denis de Lima Silveira
- 2º Secretário: José Odvar Calheiros
- 1º Tesoureiro: Tarcísio Tadeu Alexandre
- 2º Tesoureiro: Lucas Antônio de Oliveira
- Assessor Jurídico: Daniel Murad Ramos
Comitês e Comissões
Comissão de Contas e Obras
- Antônio Carlos Gallo
- João Rubens de Sousa Júnior
- Sebastião Avelino
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é um Órgão deliberativo, diretamente subordinado ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Areado e tem por finalidade básica o equacionamento da problemática das infecções hospitalares. Partindo da identificação de suas causas até atingir o controle a níveis aceitáveis para segurança das pessoas expostas.
- Adriana Corgozinho de Melo Pereira
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Carla de Oliveira Santos
- Valéria Marques da Silva
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
- Sabrina Bornelli Moreira
Comissão de Farmácia e Terapêutica
A Comissão de Farmácia e terapêutica tem por finalidade elaborar uma listagem de medicações disponíveis na SCMA, identificados por sua nomenclatura genérica (nome farmacológico), conforme Denominação Comum Brasileira (DCB), acrescida das formas de apresentações e concentrações, e suas respectivas indicações. Bem como definir estratégias que possibilitem a inclusão e exclusão de medicações nesta listagem.
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Carla de Oliveira Santos
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza
- Adriana Corgozinho de Melo Pereira
- Sabrina Bornelli Moreira
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É uma Comissão muito importante para as empresas e funcionários, porque ela foi criada para fazer a observação e enviar à Gestora da Instituição, relatórios falando dos riscos existentes no ambiente de trabalho e exigir ações para minimizar ou acabar com todos os perigos.
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Daniela Cristina de Oliveira
- Fernanda Mayra Silva
- Geise Kely da Silva
- Juliana Soares Ribeiro
- Scarlet Aparecida Faria Rodrigues
Comitê Transfusional
O Comitê Transfusional tem por finalidade fazer a revisão crítica da prática hemoterápica na Instituição, tendo como objetivo final o uso seguro e racional do sangue. Acompanhar a monitoração, investigação e notificação dos incidentes transfusionais imediatos e tardios; Desenvolver ou validar protocolos para unificação de condutas relativas à hemoterapia e hemovigilância e promover a educação continuada nos aspectos principais da hemoterapia e hemovigilância.
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Carla de Oliveira Santos
- Francisco Leandro de Figueiredo
- Flávia Juliana dos Santos Viveiros
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde
Este Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde visa apontar e descrever as ações relativas ao seu manejo, baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos, de maneira a assegurar pela saúde e segurança de seus funcionários, pacientes e demais pessoas envolvidas. Os objetivos deste Plano são os seguintes: Redução de incidência de acidentes ocupacionais através de uma Educação Continuada; Redução dos índices de infecção em serviços de saúde; Melhor segregação dos resíduos, promovendo a redução do seu volume e Estímulo à reciclagem dos resíduos comuns, desde que não contaminados.
- Adriana Corgozinho de Melo Pereira
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Carla de Oliveira Santos
- Francisco Leandro de Figueiredo
Comissão de Óbito
A Comissão de avaliação de Óbitos é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os óbitos ocorridos na Instituição.
- Carla de Oliveira Santos
- Izabela Cristina de Oliveira
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
- Fernanda Mayra Silva
- Alessa Cristina de Oliveira
- Sabrina Bornelli Moreira
- Daniela Cristina de Oliveira
Comissão de Revisão de Prontuário
A Comissão de Revisão de Prontuários é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os prontuários médicos.
- Carla de Oliveira Santos
- Izabela Cristina de Oliveira
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
- Fernanda Mayra Silva
- Alessa Cristina de Oliveira
- Sabrina Bornelli Moreira
- Daniela Cristina de Oliveira
Comitê Hospitalar de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (CHPMMFI)
O CHPMMFI é um comitê interinstitucional, com o objetivo de obter informações confidenciais sobre mortes maternas, fetais e infantis ocorridas na jurisdição do município de Areado. São finalidades do CHPMMFI: Divulgar a necessidade de instalação do comitê hospitalar de prevenção de mortalidade materna, fetal e infantil; Reunir dados em âmbito hospitalar, promovendo avaliações contínuas das mudanças nos índices de mortalidade materna, fetal e infantil e dos fatores que os provocam; Elaborar relatórios analíticos anualmente; Estimular as autoridades competentes a atuar sobre o problema, tomando as devidas medidas.
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Carla de Oliveira Santos
- Dra. Bethânia Oliveira Lourenço Romano
- Dra. Isabel Cristina de Oliveira Bordin
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
- Izabela Cristina de Oliveira
Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é uma instância colegiada, de natureza consultiva e deliberativa, deve estar diretamente ligado a Superintendência do Hospital. O NSP tem por finalidade assessorar a Superintendência Santa Casa de Areado, estabelecendo políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, por meio do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas, que visem garantir a qualidade dos processos assistenciais do Hospital.
- Ana Paula Oliveira Ribeiro
- Fernanda Mayra Silva
- Cleonice Nizete da Silva
- Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza
- Sabrina Bornelli Moreira
Comissão de Radiologia e Proteção Radiológica (CRPR)
A Comissão de Radiologia e Proteção Radiológica (CRPR) é um organismo de natureza multidisciplinar que possui como principais atribuições revisar de forma sistemática o Programa de Proteção Radiológica da Santa Casa de Areado, observando a correta aplicação das legislações vigentes e uso consciente da radiação ionizante.
- Presidente: José Reinaldo de Fátima Silva
- Vice-Presidente: Raquel da Silveira Prado Ribeiro de Lima
- Secretária: Fernanda Mayra da Silva
- Suplente: Dalmo Alexandre Nicolau