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A SCMA conta com a Hábil Assessoria e Consultoria, que executa a Gestão Hospitalar de forma versátil e criativa para lidar com as inesperadas e complexas mudanças de cenários.

A Hábil assessora a Mesa Diretora da Santa Casa (Biênio 2019/2020), composta por:

  1. Provedor: Laerte Fernandes Ferreira
  2. Vice-provedor: Edmar José Rodrigues de Paula
  3. Diretor Técnico: Dr. José Reinaldo de Fátima Silva
  4. Diretor Clínico: Dr. Gilson Braz Fallone de Oliveira e Souza
  5. Gestora: Adriana Corgozinho de Melo Pereira
  6. 1º Secretário: Denis de Lima Silveira
  7. 2º Secretário: José Odvar Calheiros
  8. 1º Tesoureiro: Tarcísio Tadeu Alexandre
  9. 2º Tesoureiro: Lucas Antônio de Oliveira 
  10. Assessor Jurídico: Daniel Murad Ramos

Comitês e Comissões

  1. Antônio Carlos Gallo
  2. João Rubens de Sousa Júnior
  3. Sebastião Avelino

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é um Órgão deliberativo, diretamente subordinado ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Areado e tem por finalidade básica o equacionamento da problemática das infecções hospitalares. Partindo da identificação de suas causas até atingir o controle a níveis aceitáveis para segurança das pessoas expostas.

  1. Adriana Corgozinho de Melo Pereira
  2. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  3. Carla de Oliveira Santos
  4. Valéria Marques da Silva
  5. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
  6. Sabrina Bornelli Moreira

A Comissão de Farmácia e terapêutica tem por finalidade elaborar uma listagem de medicações disponíveis na SCMA, identificados por sua nomenclatura genérica (nome farmacológico), conforme Denominação Comum Brasileira (DCB), acrescida das formas de apresentações e concentrações, e suas respectivas indicações. Bem como definir estratégias que possibilitem a inclusão e exclusão de medicações nesta listagem.

  1. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  2. Carla de Oliveira Santos
  3. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza
  4. Adriana Corgozinho de Melo Pereira
  5. Sabrina Bornelli Moreira

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É uma Comissão muito importante para as empresas e funcionários, porque ela foi criada para fazer a observação e enviar à Gestora da Instituição, relatórios falando dos riscos existentes no ambiente de trabalho e exigir ações para minimizar ou acabar com todos os perigos.

  1. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  2. Daniela Cristina de Oliveira
  3. Fernanda Mayra Silva
  4. Geise Kely da Silva
  5. Juliana Soares Ribeiro
  6. Scarlet Aparecida Faria Rodrigues

O Comitê Transfusional tem por finalidade fazer a revisão crítica da prática hemoterápica na Instituição, tendo como objetivo final o uso seguro e racional do sangue. Acompanhar a monitoração, investigação e notificação dos incidentes transfusionais imediatos e tardios; Desenvolver ou validar protocolos para unificação de condutas relativas à hemoterapia e hemovigilância e promover a educação continuada nos aspectos principais da hemoterapia e hemovigilância.

  1. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  2. Carla de Oliveira Santos
  3. Francisco Leandro de Figueiredo
  4. Flávia Juliana dos Santos Viveiros

Este Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde visa apontar e descrever as ações relativas ao seu manejo, baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos, de maneira a assegurar pela saúde e segurança de seus funcionários, pacientes e demais pessoas envolvidas. Os objetivos deste Plano são os seguintes: Redução de incidência de acidentes ocupacionais através de uma Educação Continuada; Redução dos índices de infecção em serviços de saúde; Melhor segregação dos resíduos, promovendo a redução do seu volume e Estímulo à reciclagem dos resíduos comuns, desde que não contaminados.

  1. Adriana Corgozinho de Melo Pereira
  2. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  3. Carla de Oliveira Santos
  4. Francisco Leandro de Figueiredo

A Comissão de avaliação de Óbitos é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os óbitos ocorridos na Instituição.

  1. Carla de Oliveira Santos 
  2. Izabela Cristina de Oliveira
  3. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
  4. Fernanda Mayra Silva
  5. Alessa Cristina de Oliveira
  6. Sabrina Bornelli Moreira
  7. Daniela Cristina de Oliveira

A Comissão de Revisão de Prontuários é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os prontuários médicos.

  1. Carla de Oliveira Santos
  2. Izabela Cristina de Oliveira
  3. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
  4. Fernanda Mayra Silva
  5. Alessa Cristina de Oliveira
  6. Sabrina Bornelli Moreira
  7. Daniela Cristina de Oliveira

O CHPMMFI é um comitê interinstitucional, com o objetivo de obter informações confidenciais sobre mortes maternas, fetais e infantis ocorridas na jurisdição do município de Areado. São finalidades do CHPMMFI: Divulgar a necessidade de instalação do comitê hospitalar de prevenção de mortalidade materna, fetal e infantil; Reunir dados em âmbito hospitalar, promovendo avaliações contínuas das mudanças nos índices de mortalidade materna, fetal e infantil e dos fatores que os provocam; Elaborar relatórios analíticos anualmente; Estimular as autoridades competentes a atuar sobre o problema, tomando as devidas medidas.

  1. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  2. Carla de Oliveira Santos
  3. Dra. Bethânia Oliveira Lourenço Romano
  4. Dra. Isabel Cristina de Oliveira Bordin
  5. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza – (Presidente)
  6. Izabela Cristina de Oliveira

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é uma instância colegiada, de natureza consultiva e deliberativa, deve estar diretamente ligado a Superintendência do Hospital. O NSP tem por finalidade assessorar a Superintendência Santa Casa de Areado, estabelecendo políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, por meio do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas, que visem garantir a qualidade dos processos assistenciais do Hospital.

  1. Ana Paula Oliveira Ribeiro
  2. Fernanda Mayra Silva
  3. Cleonice Nizete da Silva
  4. Gilson Braz Fallone de Oliveira Souza
  5. Sabrina Bornelli Moreira

A Comissão de Radiologia e Proteção Radiológica (CRPR) é um organismo de natureza multidisciplinar que possui como principais atribuições revisar de forma sistemática o Programa de Proteção Radiológica da Santa Casa de Areado, observando a correta aplicação das legislações vigentes e uso consciente da radiação ionizante.

  1. Presidente: José Reinaldo de Fátima Silva
  2. Vice-Presidente: Raquel da Silveira Prado Ribeiro de Lima
  3. Secretária: Fernanda Mayra da Silva
  4. Suplente: Dalmo Alexandre Nicolau

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Reflexão

Misericórdia ou Santa Casa é, no mais genuíno sentido das palavras, a casa ou espaço comum onde todos e cada um podem "dar e receber" consoante as suas possibilidades ou necessidades, ao saber o serviço do ser e do partilhar. Bem-aventurados os misericordiosos.
Padre Vítor Melícias